Jane Austen
1775-1817
Escritora inglesa do final do século XVIII e início do XIX, conhecida por suas obras que exploram a condição da mulher na sociedade, como "Orgulho e Preconceito" e "Razão e Sensibilidade".

Jane Austen (1775-1817) foi uma romancista inglesa cujas obras são celebradas por sua penetração da condição humana e crítica social sutil, encapsulada dentro das convenções e limitações da sociedade rural inglesa do século XVIII. Nascida em Steventon, Hampshire, Austen começou a escrever em jovem idade, embora suas obras mais famosas tenham sido publicadas mais tarde em sua vida.
Entre seus romances mais conhecidos estão "Orgulho e Preconceito", "Razão e Sensibilidade" e "Emma", que combinam romances de desenvolvimento pessoal com análises sociais críticas. Austen tinha uma habilidade particular para o diálogo afiado e a ironia sutil, o que permitia que suas críticas à estrutura de classe e ao papel das mulheres na sociedade fossem tanto incisivas quanto acessíveis. Ela permanece uma das escritoras mais lidas e amadas da literatura inglesa, com suas obras sendo sujeitas a inúmeras adaptações para cinema e televisão, destacando sua relevância contínua e apelo universal.